O Tópico Discursivo e os Temas Correlatos

R$40,00

Categoria:

Descrição

Toda obra tem história e a história desta coletânea começa em 1980, quando apresentei ao Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da PUCSP a dissertação de mestrado “Um estudo da correferência entre sintagmas do português”, orientada pela atual reitora daquela universidade, Profª Drª Anna Maria Marques Cintra. Nessa dissertação, trabalhei nos limites estritos da frase, mas – ainda assim – já pude perceber a importância dos termos anafóricos na continuidade do assunto do texto.
Em 1984, iniciei a participação nas atividades do Projeto da Norma Urbana Culta de São Paulo – Núcleo USP (Projeto NURC/SP), coordenado pelo Prof. Dr. Dino Preti. Essa participação foi extremamente proveitosa, pois possibilitou-me entrar em contato com as teorias que estudam a língua falada (sobretudo a Análise da Conversação) e o texto. Desses contatos (bastante profícuo, reitero) fluíram vários trabalhos, sobretudo a tese de doutorado “Um estudo dos elementos anafóricos em tetos conversacionais”, orientada pelo já citado Prof. Dr. Dino Preti.
Do estudo da anáfora (em correferência) para o do tópico foram apenas dois passos, pois os elementos anafóricos situam-se entre os principais responsáveis pela continuidade do tópico ou assunto. O estudo do tópico gerou vários trabalhos, dentre os quais selecionei, para esta coletânea.

Sumário

Informação adicional

Autor

Paulo de Tarso Galembeck

Data de Lançamento

2014

Edição

Idioma

Português

ISBN

978-85-89687-22-5

Número de Páginas

144

Tamanho

15 x 25

Título

O Tópico Discursivo e os Temas Correlatos

Tipo de Papel

Polen 90