Leitura: Mover de peças no velho quebra-cabeça

R$40,00

Descrição

Todos sabemos como a Leitura corresponde a um conceito com ampla variação e com um amplo recorte, conforme é pensada por Psicólogos, Pedagogos, Sociólogos, Filósofos, Biólogos… e como ela se vem gerando em cada vez maiores movimentos conforme se alarga o leque de possibilidades de ler através de vários meios. Ler prende‐se, sempre, contudo, com a capacidade de estabelecer laços e conexões entre fios vários, desde logo, o fio da vida e o fio das palavras e, por isso, podemos dizer que é “quebra‐cabeça com muitas peças”, tal como o assumem os autores deste livro.
Oriundos de vários campos disciplinares, falando de vários níveis de ensino e, sobretudo, de diferentes ângulos, eles procuram olhar o processo de leitura por via do desejo de formar alunos cada vez mais leitores, capazes de evoluírem no seu conhecimento e na sua capacidade de se situarem no mundo. Claro que, no contexto escolar quem diz leitura, diz  estudo, diz saber, diz redes de conexões temáticas, mas tem também que dizer imaginação, construção de mundos paralelos, invenção, expressividade, estética e cultura literária, portanto. Daí os múltiplos textos que devem ser objeto de estudo na escola, com múltiplos formatos e suportes deixando entrever que, sem eles, a vida não pode ser vivida plenamente.
Só esta pluralidade de práticas de leitura permite a construção de uma identidade pessoal e social, fazendo com que cada um faça as suas escolhas pessoais e desempenhe um determinado papel na sociedade, assim se  integrando em determinados grupos culturais, como condição para o diálogo entre culturas.
A leitura permite, pois, a mudança, a andança e a transformação, possibilitando um “mover de peças” que leva à  emancipação do sujeito e a afirmar uma construção mais produtiva, imprescindível a uma “vida feliz” que, como sabemos, é condição prioritária para a comunicação e o conhecimento.
É com esta convicção que os textos deste livro estão escritos, ou seja, no pressuposto de que o pensamento sobre a autoria, sobre a leitura na sociedade, sobre as idéias que circulam no ensino da língua materna, sobre a reconfiguração do conhecimento na era digital… pode ser motor e indicador para uma prática docente renovada e com êxito, no sentido de conduzir os alunos ao desejo de saber… ler.

Sumário

Informação adicional

Autor

Lucinea Aparecida de Rezende

Data de Lançamento

2012

Edição

Idioma

Português

ISBN

978-85-89687-12-6

Número de Páginas

120

Tamanho

21 x 16

Tipo de Papel

Sulfite 75

Título

Leitura: Mover de peças no velho quebra-cabeça